Manejo de Resistência - Arysta LifeScience
PT ES EN

Resistência de Plantas Daninhas

Capim-amargoso

Capim-amargoso

O capim-amargoso (Digitaria insularis (L.) Fedde) é uma gramínea perene altamente adaptável a diferentes ambientes agrícolas. No Brasil, ela ocorre em grande intensidade no estado do Paraná e nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, nos pomares, cafezais, pastagens e em áreas como terrenos baldios e beiras de estradas.

É uma planta de fácil dispersão, uma vez que suas sementes são pequenas e acabam sendo carregadas pelo vento ou por máquinas agrícolas.

Com rápido crescimento, o capim-amargoso é capaz de produzir até 100 mil sementes nos períodos mais quentes. Quando há altas infestações, até 60% da produção pode ficar comprometida

Como manejar

O controle dessa infestante é complexo e exige a adoção de diferentes estratégias, sejam químicas ou não. As plantas podem ser controladas antes mesmo da germinação, com o uso de herbicidas pré-emergentes. Na fase de pós-emergência, o capim-amargoso é mais sensível ao agroquímico até os 35-40 dias de desenvolvimento, quando, normalmente, tem cerca de 3 a 4 perfilhos.

Outras técnicas de manejo que auxiliam no controle ou prevenção dessa planta daninha são:

  • Rotação de herbicidas com diferentes mecanismos de ação;
  • Rotação de culturas;
  • Monitorar o início de plantas resistentes;
  • Utilização de sementes certificadas e de qualidade;
  • Realizar aplicações sequenciais de herbicidas com diferentes modos de ação;
  • Fazer uso de práticas que esgotem/reduzam o banco de sementes e evitem reposições;
  • Limpeza de máquinas e implementos para evitar a dispersão de sementes.

Vídeo em Time Lapse com ação de Select One Pack

Veja ensaio em timelapse com desempenho do Select One Pack sobre azevém e capim-amargoso resistentes ao glifosato.

 

 

DEPOIMENTOS

Um breve histórico das plantas resistentes no mundo

Em 1957 foi registrado o primeiro caso mundial de resistência em plantas de cenoura selvagem, que resistiram ao herbicida 2,4-D. Saiba mais sobre esse assunto com Giliardi Dalazen, doutor em fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor de plantas daninhas na Universidade Estadual de Londrina.
Assista ao vídeo

SOLUÇÃO ARYSTA

A Arysta contém em seu portfolio soluções que podem te auxiliar no manejo do capim-amargoso, evitando prejuízos de produtividade e qualidade da lavoura. Clique nas imagens para saber mais sobre cada produto.

 

POSICIONAMENTO


SOLUÇÃO ARYSTA