Manejo de Resistência - Arysta LifeScience
PT ES EN

Resistência de Plantas Daninhas

Azevém

Azevém

O azevém (Lolium multiflorum L.) é uma planta anual de inverno, muito utilizada como forrageira e formadora de palhada para o plantio direto, principalmente nos estados da região Sul.

A facilidade e a comodidade que o glifosato proporcionava para o controle dessa planta acabaram por gerar o uso repetitivo desse herbicida, beneficiando o desenvolvimento e aumento de biótipos resistentes a esse mecanismo. Porém, é importante deixar claro que os herbicidas não tornam as plantas resistentes, eles apenas atuam como agentes selecionadores entre as espécies.

O azevém tem ciclo longo, que varia de 120 a 150 dias, e possui fácil dispersão de sementes, que apresentam desenvolvimento mais expressivo durante os meses mais frios. Seu potencial de produção é de aproximadamente 3.500 sementes por planta. 

 

Como manejar

Os graminicidas controlam tanto o azevém resistente quanto o sensível. Em casos de cultivos de inverno, é recomendada a utilização de herbicidas seletivos. Vale ressaltar que mesmo com uso do graminicida, é necessária também a aplicação de glifosato para controlar as espécies de folhas largas (dicotiledôneas) presentes na lavoura. Quando há elevada infestação, pode ser feita a dessecação antes da implantação da cultura, tendo como alternativa os herbicidas não seletivos. 

Indicações de prevenção

  • Rotação de herbicidas com diferentes mecanismos de ação;
  • Rotação de culturas;
  • Monitorar o início de plantas resistentes;
  • Utilização de sementes certificadas e de qualidade;
  • Realizar aplicações sequenciais de herbicidas com diferentes modos de ação;
  • Fazer uso de práticas que esgotem/reduzam o banco de sementes e evitem reposições;
  • Limpeza de máquinas e implementos para evitar a dispersão de sementes do azevém.

Vídeo em Time Lapse com ação de Select One Pack

Veja ensaio em timelapse com desempenho do Select One Pack sobre azevem e capim-amargoso resistentes ao glifosato.

 

SOLUÇÃO ARYSTA

A Arysta contém em seu portfolio soluções que podem te auxiliar no manejo do azevém, evitando prejuízos de produtividade e qualidade da lavoura. Clique nas imagens para saber mais sobre cada produto.

 

POSICIONAMENTO


SOLUÇÃO ARYSTA