Manejo de Resistência - Arysta LifeScience
PT ES EN

O que é Manejo de Resistência

O que é Manejo de Resistência

Existem diferentes tipos de manejos de resistência, são elas: Manejo de Resistência de Plantas Daninhas, Manejo de Resistência de Insetos pragas, Manejo de Resistência de Fungos fitopatogênicos e Manejo de Resistência de Ácaros pragas.

Em resumo, a resistência de pragas e doenças existe por algumas razões: a aplicação repetitiva de um mesmo defensivo agrícola, uso de subdoses e aplicações em épocas e condições inapropriadas. Essas práticas oferecem a possibilidade de que alguns biótipos, dentro de uma determinada população, se desenvolvam de tal maneira que passam a predominar e sobreviver aos efeitos dos defensivos usados para seu controle.

As consequências para a agricultura são graves: perdas de tecnologia, o aumento de custos e de uso de defensivos agrícolas, que pode acarretar em resíduos em alimentos, contaminações ambientais e desequilíbrio biológico; perda de produtividade ou até comprometimento total da lavoura e da propriedade, caso não sejam tomadas as providências corretas.

Manejar a resistência consiste em adotar novas técnicas, alternar os produtos utilizados e estar atento ao que acontece na lavoura. No entanto, para cada tipo de praga ou doença resistente, existe a melhor maneira de fazer esse manejo. Por isso a Arysta está disposta a compartilhar todo seu conhecimento auxiliar.